domingo, 4 de outubro de 2009

Educador e as tecnologias


O avanço das novas tecnologias nos coloca a frente de mudanças extraordinárias no âmbito educacional, por isso, faz-se necessário incorporarmos estas mudanças na nossa prática pedagógica. Tais mudanças exigem dos educadores uma contínua busca de aprender, elaborar e gerir conhecimentos, e, além disso, desenvolver habilidades de lidar com diferentes modos de buscar informações atuais, nos comunicarmos, orientar e elaborar novas e melhores condições de aprendizagem para nossos alunos. Este é um desafio, desafio do sistema educacional atual, preparar o aprendiz para a cidadania responsável e para que tenha autonomia na busca e seleção de informações, na elaboração de conhecimentos para resolver problemas cotidianos e da área profissional. Enfim, que saiba aprender a aprender ao longo da vida.

Para finalizar cito as palavras de Nóvoa:


“É difícil dizer se ser professor, na atualidade, é mais complexo do que foi no passado, porque a profissão docente sempre foi de grande complexidade. Hoje, os professores têm que lidar não só com alguns saberes, como era no passado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social, o que não existia no passado. Isto é, quando todos os alunos vão para a escola, de todos os grupos sociais, dos mais pobres aos ricos, de todas as raças e todas as etnias, quando toda essa gente está dentro da escola e quando se consegue cumprir, de algum modo, esse desígnio histórico da escola para todos, ao mesmo tempo, também, a escola atinge uma enorme complexidade que não existia no passado.”


FONTE

(trecho da entrevista de Antônio Nóvoa, 2001)


Um comentário:

  1. Averdade é que de uma maneira ou de outra temos que nos adptarmos, aos novos tempos. Pare encararmos novos desafios.Bem, estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles. estarei grato esperando por vc, lá.
    Abrass
    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir